sábado, 10 de julho de 2010

Raio X da final Holanda x Espanha


Se não fosse a surpreendente derrota para a Suíça logo na estreia, a Espanha chegaria à final com a mesma campanha irrepreensível da Holanda na Copa do Mundo. E apesar de ter tido a trajetória maculada por aquele tropeço, os espanhóis mostram até nos números que praticam um futebol mais envolvente que os rivais.

As duas seleções fazem neste domingo, 11 de julho, às 15h30, no Soccer City, a grande final da Copa do Mundo Fifa 2010. O jogo coloca frente a frente duas equipes que possuem estilos de jogo completamente opostos.

HOLANDA

Única equipe com 100% de aproveitamento no Mundial, a Holanda ostenta um longo período de invencibilidade: os holandeses não perdem desde setembro de 2008.

A “Laranja Mecânica”, ostenta números que impressionam. Não bastasse tudo isso, a equipe é recheada de jogadores talentosos e em boa fase, casos, principalmente de Sneijder e Robben, que realizaram ótimas temporadas por Inter de Milão e Bayern de Munique, respectivamente.

Ponto forte: a qualidade ofensiva. A equipe possui grandes jogadores como Sneijder, Robben e Van Persie, além de coadjuvantes de qualidade como Kuyt e Elia.

Ponto fraco: a defesa. O quarteto defensivo da Holanda possui jogadores veteranos, como Van Bronckhorst e Mathijsen, e de qualidade duvidosa, como Heitinga e Van der Wiel.
 

ESPANHA

A “Fúria” chegou a um Mundial – mais uma vez – cotada como uma das favoritas. O futebol vistoso e eficiente apresentado na última Eurocopa – quando a equipe faturou o título, quebrando um jejum de 44 anos crendenciaram os espanhóis a esse patamar.

Ponto forte: o meio-campo. Jogadores com capacidade de desarmar e armar o jogo povoam a meia cancha espanhola, sobra qualidade e talento. Atletas como Iniesta, Xavi e Fabregas ocupam bem o espaço quando o time está sem a bola e armam o jogo com desenvoltura quando o time ataca. A mobilidade do meio-campo espanhol é a chave para entender o bom desempenho do time.

Ponto fraco: a condição física de alguns atletas. Fernando Torres e Cesc Fabregas sofreram contusões no final da temporada e tem sido pouco aproveitados pelo técnico Vicente Del Bosque.

PS: minha seleção da Copa do Mundo é a seguinte: Eduardo (POR), Lahm (ALE), Freidrich (ALE), Piqué (ESP) e Fábio Coentrão (POR); Schweinsteiger (ALE), Xavi (ESP), Sneijder (HOL) e Müeller (ALE); Villa (ESP) e Forlán (URU) - técnico: Óscar Tabárez (URU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário