sábado, 9 de julho de 2011

Professor da UEM apresenta livro sobre treinamento do árbitro de futebol

O professor das disciplinas de atletismo e natação do Campus da UEM de Ivaiporã, Alberto Inácio Martins concedeu entrevista ao jornal Paraná Centro, na qual apresentou a edição do livro “Bases cientificas e metodológicas para o treinamento do árbitro de futebol”, lançado em 2005 pela Universidade Federal do Paraná.

A principal intenção da obra é fornecer dados para os profissionais de Educação Física, Nutrição e Medicina, visando preparar um programa de desenvolvimento físico e nutricional para a melhoria do desempenho da equipe de arbitragem.

O livro é o único do gênero publicado no Brasil e na América Latina e mostra como se dá as ações motoras do árbitro assistente e do árbitro principal durante uma partida, ou seja, qual a distância percorrida e parada do trio de arbitragem durante uma partida de futebol. Outros aspectos abordados pela publicação de Inácio são as perdas hídricas do apitador durante a partida (nível de desidratação de árbitros e assistentes) e o gasto energético do trio de arbitragem durante um jogo.

“Comecei a estudar o tema em 1996, quando cursava Educação Física na Puc e entrei para o quadro de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol. Naquela época não existiam estudos científicos para fundamentar o treinamento do árbitro, portanto, comecei a me interessar por esse estudo, fazendo filmagens de jogos com árbitros da 1ª divisão do futebol paranaense. Esses estudos renderam artigos de destaque internacional em países como a Austrália e pesquisas com diversas parcerias com instituições de ensino nacionais e também de Chile e Uruguai, que proporcionaram conhecer o perfil da arbitragem brasileira e da América Latina, visando desenvolver programas de treinamento especifico para cada região”, explicou o professor.

Inácio é pós-graduado em Ciência do Esporte – Medicina Desportiva, Fisiologia, mestre em Treinamento Esportivo e doutor Perda Hídrica e Gasto Energético, todos pela Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário