quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reserva do Iguaçu abre a fase macro

Começou ontem, na cidade de Reserva do Iguaçu, a fase macrorregional dos 57o. Jogos Colegiais do Paraná. A competição envolve as escolas nos núcleos de Educação de Irati, Guarapuava, União da Vitória e Ponta Grossa.

Segundo a Coordenadora de Educação Física de Ponta Grossa, Nelci Monteiro, a cidade princesa está sendo representada por 23 escolas, em todas as modalidades. Até o próximo domingo Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol, Handebol, Tênis de Mesa e Xadrez serão conhecidos os classificados para a final dos Jocop's 2010.

A cidade de Reserva do Iguaçu viveu nesta terça-feira (04/05) um momento histórico do seu esporte. A realização da fase macrorregional dos 57º. Jogos Colegiais do Paraná deverá dar motivação ao esporte local. Nunca o município recebeu um evento tão importante e de tamanha magnitude em se tratando de uma competição escolar. O Centro Esportivo João Luis Nunes Felix ficou tomado pelo público, que voltou na história olímpica com a apresentação dos alunos do projeto Dantemus (Dança, teatro e música. A iniciativa da prefeitura local atende mais de 300 jovens, e foi criada num primeiro momento para ocupar as crianças com riscos sociais, em horário de contra turno. Mas, o projeto ganhou tanto corpo, que hoje é aberto a comunidade de 07 a 18 anos de idade.

A fase macrorregional em Reserva do Iguaçu, conta com a participação de escolas dos núcleos de Guarapuava, União da Vitória, Irati e Ponta Grossa, e dela saem os dois primeiros colocados de cada modalidade para a fase final, que neste ano será distribuída em diversos municípios do Paraná. Até 2009 a etapa que definia o campeão colegial do estado, acontecia em Curitiba.

Depois do desfile das delegações participantes, a atleta Jociane Cordeiro, da seleção de futsal da cidade, fez o juramento do atleta. Em seguida os alunos do projeto Dantemus, através de uma encenação, fizeram o publico presente voltar na história, quando foram criadas as olimpíadas, na Grécia. Pelo menos 80 jovens participaram de todo ritual do acendimento da pira olímpica. Momentos de beleza e de valorização da competição esportiva, que culminou com a condução da tocha olímpica, feita pelo campeão colegial de atletismo, Douglas Swistlaski.

O cerimonial de abertura da fase macrorregional dos 57º. Jocop’s de Reserva do Iguaçu terminou com a confraternização entre os atletas. Nesta quarta-feira (05/05) iniciaram as disputas do basquete, futsal, futebol, handebol, vôlei, tênis de mesa e Xadrez.

Um comentário:

  1. O espetáculo de abertura chama-se ORIGENS "O FOGO SGRADO" e tem sua montagem, confecção de adereços e figurinos com a colaboração dos alunos do Projeto DANTEMUS. Cada detalhe foi preparado em equipe sob a coordenação do produtor e coordenafdor do Projeto Sergius Ramos.

    ResponderExcluir