quarta-feira, 4 de abril de 2012

É preciso fortalecer a Série Prata

Estamos na semana de abertura da Série Prata do Campeonato Paranaense de futsal, que começa no sábado, 7 de abril, com Ivaiporã, Pitanga e São João do Ivaí representando a região central. Nesta temporada, somente nove equipes vão disputar a competição, número inferior ao das últimas edições. No ano passado, eram 11 times. Em 2010, eram 14, mesmo número que a edição de 2009. Em 2008, eram 16 equipes, mesmo número de participantes da Série Ouro. Isso representa um considerável enfraquecimento da 2ª divisão estadual.

Muitos times estão preferindo jogar a Série Bronze a ficar na Prata. Para efeito de comparação, a Bronze terá 16 equipes neste ano, Cândido de Abreu e Faxinal serão os representantes da região central no torneio.

A Série Prata representa investimentos muito altos para as equipes, pois são viagens longas e o gasto com folha salarial é muito parecido com o da Série Ouro. Por isso, algumas equipes preferem disputar o título da 3ª divisão do que lutar contra o rebaixamento na Prata.

A Federação Paranaense de Futsal precisa estudar meios de fortalecer a Série Prata novamente. Uma alternativa seria fazer a primeira fase de grupo regionalizada, como acontece na Série Bronze e assim, reduziria boa parte dos gastos das equipes. No entanto, vale lembrar que, a fórmula de disputa do ano passado e desse ano são muito semelhantes e foram aprovadas pela FPFS e pelos clubes envolvidos.

Confira a tabela da 1ª rodada da competição, que começa no sábado, 7 de abril:

20h00 - Azambuja/Grêmio Ivaiporã x Itaipulândia (Ginásio Luizão)

20h00 – Araucária x Ampére (Ginásio Joval de Paula Souza)

20h30 – Ivaí x São João Futsal (Ginásio Edson Borochok)

Nenhum comentário:

Postar um comentário