Uma das atrações da modalidade de futebol de campo na fase regional dos 54º Jogos Abertos do Paraná foi o time da Aldeia Indígena Faxinal, que representou o município de Cândido de Abreu. Embora a região tenha três reservas indígenas, a equipe de futebol é composta por 100% de atletas de Cândido de Abreu.
Os indígenas participam de Jogos Oficiais da Paraná Esporte desde 2009, quando foram vice-campeões dos Jogos Escolares do Paraná, após a chegada do professor João Peda, que ajudou a detectar o talento dos jogadores. “Quando cheguei à aldeia Faxinal iniciamos o treinamento com os atletas e logo em nossa primeira competição conseguimos surpreender a todos ao chegar a final dos Jocops, algo que pouca gente esperava por ser um time indígena e sem grande tradição”, explicou o técnico João Peda Soares Junior.
O professor ressaltou que realiza um trabalho na secretaria de esportes do município com o intuito de incentivar o esporte entre os indígenas através de uma escolinha, facilitando o desenvolvimento da modalidade entre os índios kaingangs.
Segundo o treinador é muito importante para os indígenas interagir com outras culturas, pois, habitualmente o povo indígena é muito fechado em suas comunidades e não tem a oportunidade de sociabilização com outras culturas.
Sobre a comunicação entre comissão técnica e jogadores, o professor citou o excelente entrosamento com o tradutor Valdomiro Lucas, responsável por repassar as instruções na língua dos kaingang, uma vez, que a maioria dos atletas pouco fala ou entende o português.
Outra particularidade da equipe de Cândido de Abreu é o fato de quase 98% dos atletas serem casados apesar da pouca idade, tendo assim que deixar a família por alguns dias para disputar as competições estaduais.
O atleta Clodoaldo Lucas, 16 anos, disse que é muito emocionante representar o município, a aldeia participando pela 1ª vez de uma edição dos Jogos Abertos do Paraná. “É uma honra muito especial participar desses jogos”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário