segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Chave Bronze: Partida entre Ampére e Ivaí vai parar no tribunal

Na Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal, uma partida está em júdice: Ampére vencia o Ivaí por 1 a 0 pelo grupo H da terceira fase no Sudoeste do Estado. No intervalo, um torcedor teria jogado uma bomba caseira no vestiário do Ivaí. A equipe visitante não retornou para a partida e não houve segundo tempo.

Segundo a diretoria do Ampére, não houve feridos no ginásio. Já a versão dos ivaienses dá conta que uma série de explosivos foram jogados no vestiário da equipe, que causaram uma fumaça generalizada no local, além do barulho ensurdecedor.

O delegado da partida, vindo da cidade de Pato Branco, presenciou uma das explosões logo que entrou no local, após ser chamado pela delegação do Ivaí EC/Kadesh. Ele disse em entrevista à Rádio Ativa, ao sair do vestiário, que "não teria como haver mais partida no Ginásio". Com as explosões em série, comissão técnica e jogadores de Ivaí decidiram não retornar a quadra.

Segundo o site oficial do Ampére Futsal, os dois menores de idade que atiraram a bombinha no vestiário já foram identificados pela PM.

Após a decisão dos ivaienses, o time dos Campos Gerais foi escoltado pela Polícia para sair do Ginásio Municipal Rondinha, o que não evitou o apedrejamento do ônibus que levava a delegação, porém nenhum jogador acabou ferido. A escolta acompanhou a delegação até a BR-277, na entrada do município de Ampére.

Por conta da confusão, o rumo da partida deverá ser definido pelo TJD da FPFS. A interpretação dos magistrados do TJD pode caminhar para dois lados: a primeira é de que Ivaí abandonou o duelo, o que complicaria demais a situação do time dos Campos Gerais. Além da perda dos pontos referentes ao duelo, os membros da comissão técnica podem sofrer graves punições, que podem chegar a 180 dias de suspensão, como define o artigo 269 do Código de Justiça Desportiva, já que o regulamento da Chave Bronze não discorre sobre situações como esta.

Por outro lado, a atitude de atirar artefatos explosivos no vestiário podem ser consideradas um fator que embasa a falta de segurança a que o time de Ivaí estava exposto na partida, o que configura infração ao artigo 211 do CBJD, causando a interdição do Ginásio e multa de até R$ 1.000,00, como também a realização de uma nova partida em quadra netura.

Se o resultado for mantido, o Ampére chega aos mesmos 6 pontos do Ivaí EC/Kadesh, mas ultrapassaria o time dos Campos Gerais pelo critério de gols average. O líder do grupo H é o Grêmio Ivaiporã, que derrotou o São Mateus por 10 a 1 e chegou aos 12 pontos, com 100% de aproveitamento nesta fase da competição.

No grupo G os dois jogos aconteceram normalmente. O time de Itaipulândia venceu Ibema por 7x1 e Renascença empatou com o Londrinense por 5 a 5. O time de Londrina lidera o grupo com 8 pontos, apenas um a mais que Renascença e Itaipulândia que dividem a vice-liderança.

com informações do Blog Futsal Daqui.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário