A 1ª Prova Rústica da Cidade Acolhedora, promovida pela Prefeitura de São Pedro do Ivaí, em parceria com o grupo de Amigos de São Pedro do Ivaí e Desenvolvimento Local Sustentável, foi um grande sucesso. O evento, que movimentou a cidade, contou com a presença do medalhista de Bronze na prova da maratona, nas Olimpíadas de Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima. Mais de 200 atletas de 16 municípios do Paraná se inscreveram para as provas, nas mais diversas categorias.
O atleta que é conhecido mundialmente foi, sem dúvida, a grande atração da prova. Ele atendeu aos fãs, personalidades do município e a imprensa com muita simpatia e cordialidade. Em entrevista ao Paraná Centro, Vanderlei Lima disse que a prova é importante para incentivar as crianças a praticar o atletismo, principalmente porque é grande o envolvimento dos jovens com as drogas e a violência.
“Com o esporte, podemos mostrar para elas que existe um lado do bem, que o esporte é o melhor lado e, assim, resgatamos as crianças através da prática esportiva”, defendeu.
Para ele, o Brasil tem plenas condições de se transformar numa nação olímpica e com campeões em diversas modalidades. Mas, para isso, é necessário que a prática esportiva caminhe junto com a educação e comece logo na formação das crianças.
Aposentado da carreira profissional, Vanderlei Lima se dedica apenas a promover corridas, como em São Pedro do Ivaí. O atleta contou como grande conquista na trajetória esportiva, as duas medalhas de Ouro nos jogos Panamericanos e as importantes maratonas que venceu no Brasil e no exterior.
A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, destacou o sucesso do evento e acredita que a prova possa se tornar tradicional no calendário de eventos do município, juntamente com as outras atividades do Dia do Trabalhador. O atleta participou da prova no âmbito de um trabalho que está sendo desenvolvido com Vânia Teixeira, que envolve a questão da conscientização ambiental e coleta seletiva. “O nosso objetivo foi sensibilizar as crianças para a prática do esporte e tirá-las da direção das drogas e da violência. Por isso, nada melhor que o exemplo de vida do Vanderlei Lima, que é uma pessoa humilde e perseverante, que é conhecido mundialmente”, comentou a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário