segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Aldeia de Cândido de Abreu representa Paraná nos Jogos dos Povos Indígenas

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas aconteceu no período de 8 a 16 de novembro, em Cuiabá (MT), com a presença de 48 etnias, entre elas, a delegação paranaense, que foi representada pela aldeia indígena Faxinal de Catanduvas/Cândido de Abreu, além de 16 países convidados, totalizando 1600 indígenas.

Com o apoio do Comitê Intertribal Indígena, a delegação Kaingang composta por 30 atletas, destacou-se em diversas apresentações culturais, principalmente no desfile de abertura e na apresentação da cerimônia do Fogo Sagrado.

Além disso, os kaingangs foram vice-campeões no futebol, eliminando Tocantins nos pênaltis e perdendo a decisão para o Maranhão por 1x0; 4º lugar na corrida de fundo com a atleta Andressa dos Santos; e destaque para os competidores das provas de Arco e Flecha masculino, 100m masculino e feminino, e no desfile da Beleza Indígena.


“Sempre acreditei no potencial de cada um deles, mas confesso que me surpreenderam muito na questão cultural, todos se entregaram de maneira incondicional, a bagagem que trazem na memória é muito mais valiosa que qualquer medalha já conquistada. Esse é o nosso papel como Educador Físico, a promoção da Saúde, Bem Estar Social, Integração e Socialização igualitária através da prática esportiva. Foi uma experiência inesquecível saímos da competição com a sensação de dever cumprido”, contou o professor Diego Iene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário