O futsal começou o ano de 2011 com novidades. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) quer difundir o esporte pelo mundo, universalizando algumas regras importantes.
A principal mudança a ser tratada diz respeito à atuação dos goleiros na partida. A partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem antes ela tocar no adversário. Caso ele receba a bola, sem que algum jogador do outro time a tenha tocado antes, será dado tiro livre indireto. Com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. A mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”. Outra mudança que afeta a posição do goleiro é que, no arremesso lateral, ele só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez. O tempo da partida também vai sofrer mudanças. A reformulação da FIFA determina que, quando o tempo acabar, o árbitro terá que esperar a definição da jogada, ou seja, o juiz terá que esperar a conclusão da equipe que estiver com a posse de bola.
Para o presidente do São João Futsal, Paulo Marcelino, que participou do curso de reciclagem em Maringá, ministrado pela Federação Paranaense e a Associação de Árbitros do Paraná, as mudanças na regra do goleiro linha serão as mais difíceis de assimilar. No entanto, Marcelino acredita que os treinamentos ajudarão na adaptação das novas regras. “Vamos marcar uma data para reunir os atletas e passar todas as modificações a eles para quando começar o campeonato eles já estejam mais acostumados com as novas regras”, ressaltou o dirigente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário