Com quase dez mil participantes, 20% a mais que no ano passado, está começando nesta sexta-feira a fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), competição promovida pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte.
Pela primeira vez na história dos Jogos, a fase final será disputada em mais de uma sede, sendo escolhidas seis cidades diferentes: Campo Mourão, Apucarana, Ibiporã, Marialva, Maringá e Rolândia.
Os Jogos
Para se chegar aos finalistas das modalidades coletivas, principalmente, foram disputadas outras quatro fases: intraescolar (formação das equipes dos colégios), municipal (escolha dos representantes dos municípios nas diversas modalidades), regional (indicação dos campeões dos 32 núcleos regionais de Educação) e macrorregional (definição dos finalistas).
Os Jogos envolvem alunos/atletas de escolas públicas e privadas nas classes A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), no masculino e feminino. Participam também alunos com necessidades educacionais especiais, até com modalidade exclusiva, o goalboll.
Modalidades
Na fase final serão disputadas 14 modalidades: Atletismo, Basquete, Ciclismo (disputado pela primeira vez), Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo (pela primeira vez também), Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez.
Algumas modalidades não tiveram disputas nas etapas anteriores: Atletismo (algumas provas), Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Taekwondo e Natação.
As sedes
Campo Mourão sedia as modalidades de Xadrez, Taekwondo, Ginástica Rítmica e Natação, entre sábado e domingo, e Handebol de 29 a 5 de maio. Em Maringá serão disputadas as modalidades de Atletismo, Judô, Ciclismo, Tênis de Mesa e Bocha-PC. Marialva sedia o Futebol, Apucarana sedia o Basquet, Ibiporã sedia o Futsal e Goalball, e Rolândia recebe o Vôlei e o Vôlei de Praia.
Em todas as sedes a abertura acontece hoje a noite. A única exceção é Maringá, onde a abertura acontece no domingo.
Novidade
Pela primeira vez, este ano, os três primeiros colocados do ano passado nas modalidades coletivas tiveram classificação automática para a final, sem a necessidade de disputar as fases anteriores. Isso abriu vagas para a classificação de novas equipes. Também tiveram direto à final os representantes das cidades-sedes da final nas modalidades disputadas em cada uma.
Jogos Brasileiros
Os campeões da maioria das modalidades dos Jogos Colegiais vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza (CE), para alunos de 12 a 14 anos, de 10 a 19 de setembro, e em Goiânia (GO), para os de 15 a 17 anos, de 3 a 12 de dezembro. Os destaques dessa competição representam o Brasil no exterior em jogos nessas faixas etárias.
Cuidados com a gripe
Inicialmente a fase final dos Jocops deveria ser realizada na semana entre 21 e 28 de maio, porém a data acabou alterada com o objetivo de se ganhar tempo para a divulgação das recomendações do Departamento de Vigilância e Controle em Agravos Estratégicos, da Secretaria de Estado da Saúde, sobre precauções para diminuir o risco de propagação do vírus H1N1 (gripe suína). Entre as principais recomendações está a proibição da participação de professores e alunos que apresentarem sintomas de doença respiratória aguda (febre, tosse ou dor de garganta), por um período de até 14 dias anteriores ao início da competição.
A decisão de não concentrar todos os participantes da fase final em uma única cidade, como acontecia antes, também faz parte da estratégia de prevenção ao risco representando pelo vírus H1N1.