segunda-feira, 8 de março de 2010

“Tenho maior orgulho de ser ivaiporãense e ter jogado profissionalmente”

A série de reportagens especiais “Lembrando nossos atletas”, que revive histórias com personagens importantes no esporte de Ivaiporã, conversou por e-mail com Ocimar Bortolossi de Souza, ex-jogador de futebol que deu seus primeiros passos no esporte em Ivaiporã e fez carreira em clubes importantes do estado.




“Iniciei minha carreira esportiva em Ivaiporã muito cedo. Muitas pessoas contribuíram para que eu iniciasse minha trajetória no futebol”. Assim começou a entrevista feita por e-mail com o ex-jogador de futebol profissional e preparador físico Ocimar Bortolossi de Souza.
Demonstrando gratidão e sem esquecer das raízes, Ocimar, que atualmente reside em Londrina, contou que chegou em Ivaiporã aos seis anos de idade, em 1971, vindo de Cianorte juntamente com seu pai José Mariano de Souza, que foi presidente da Liga de Futebol de Ivaiporã. O ex-atleta lembrou da forte influência esportiva que sofreu de seu pai, desejando que o filho se tornasse jogador de futebol. “Eu o acompanhava em todos os eventos que ele promovia”, recordou.
Outra personalidade esportiva enaltecida por Ocimar foi o professor de Educação Física, Jaime Sacco, considerado fundamental em sua iniciação esportiva. “Cheguei a ser pré-convocado para a Seleção Paranaense de Atletismo, pois naquela época disputávamos competições locais e estaduais. O atletismo me deu um ótimo suporte para que eu pudesse suportar os treinos físicos nas demais modalidades por mim praticadas”, explicou.
O desportista ressaltou que seus primeiros passos no futebol foram no campo do Adail e na quadra municipal jogando futsal com aproximadamente 13 anos de idade. Logo aos 15 anos, os amigos Charcão, Noel e Laurindo o convidaram para atuar na equipe de futebol do Corujão. Segundo ele, foram momentos marcantes em sua vida. Os jogos aconteciam na quadra onde hoje é localizado o Ivaiporã Country Clube e o público lotava o local para torcer pela jovem equipe da Mecânica Miranda. “Era uma época de grandes equipes, tais como Cooperdente, Ivaicar, Gráfica Moraes, dentre outras”, salientou.
Em seu currículo, Ocimar conquistou um título com a Mecânica Miranda no inicio de 1983, já atuando no Ginásio de Esportes Sapecadão. Além disso, fez parte do grupo que disputou a Copa Tibagi pela Gráfica Moraes e foi convocado por duas vezes seguidas para defender a Seleção de Ivaiporã nos Jogos Abertos do Vale do Ivaí. Em 1982, a equipe ivaiporãense conquistou o título e o zagueiro Ocimar fez parte da campanha vitoriosa. Devido ao destaque nos gramados e quadras da região, Ocimar foi contratado pelo Londrina Esporte Clube aos 18 anos de idade em 1983. “Durante a disputa do Javi’s de 82, recebi uma ligação do Ticão (supervisor do Londrina Esporte Clube), me convidando para ir jogar no Juniores do Londrina. Conversei com a minha mãe e ela me incentivou para eu ir tentar me tornar um jogador de futebol profissional”, recordou.
No Londrina, o jogador recém chegado foi campeão paranaense da categoria juniores em 1984 e no mesmo ano se profissionalizou na equipe do Tubarão.
Disputou ainda dois campeonatos brasileiros pelo LEC e dois estaduais com a camisa do Cascavel. Em 1991, atuou pela equipe da Platinense, representante de Santo Antonio da Platina e no segundo semestre daquele ano foi jogar em Minas Gerais pelo Rio Branco de Andradas. No Brasil o atleta ainda defendeu a Douradense do Mato Grosso do Sul, Tupi de Juiz de Fora e Passo Fundo do Rio Grande do Sul.
Formado em Educação Física e Pós Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Londrina, o desportista se transferiu para o Japão, onde foi atleta e preparador físico do Hyogo FC, mas uma tendinite encerrou sua carreira em 1994. Passou cinco anos no Japão se dedicando a preparação física, entretanto, a saudade de casa bateu e Ocimar voltou a Londrina para ser o responsável pela preparação física do PSTC e do Londrina. De 2001 a 2004 o Londrina terceirizou seu departamento para a Londrina Junior Team. “Neste período disputamos torneios na Itália e também toda a comissão técnica foi emprestada para a Portuguesa Londrinense para a disputa da divisão de acesso”, emendou.
Seus últimos trabalhos como preparador físico foram em 2005 pelo União São João de Araras, que disputava a primeira divisão paulista e pelo LEC na disputa do Brasileirão da Série C. “No futebol você tem que ter a inteligência porque esta profissão é muito curta. Tudo isto fez com que mesmo durante minha vida profissional eu também estudasse e conseguisse me formar em Educação Física. Me sinto uma pessoa realizada e faria tudo novamente”, comentou.
O ex-jogador enalteceu suas origens. “Tenho o maior orgulho de ser Ivaiporãense; ter atuado junto a grandes jogadores em Ivaiporã . Agradecer a todos, amigos, família que foram meus maiores incentivadores no início e durante minha trajetória”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário