O piloto Matheus Galves de Souza (12 anos), filho do proprietário da Aggimotos Motopeças, José Carlos Souza, fecha o ano com vitória. No dia 18 de dezembro, ele participou do Campeonato Paranaense Arena Velocross, em Curitiba, onde foi campeão.
Trata-se de um campeonato que acontece, em 5 etapas, numa arena fechada, onde o piloto venceu 4 etapas, na categoria 65 cilindradas. “Não há obstáculos de salto e sim de curvas muito rápidas. Para se ter uma idéia, a prova acontece em 8 minutos e uma volta demora em torno de 40 segundos”. José Carlos Souza faz questão de acompanhar o filho em todas as provas nas quais o garoto participa.
“Ele foi campeão nas categorias 65 e 85 cilindradas, na qual participam jovens com até 16 anos”, contou o pai, lembrando que poucos jovens gostam de praticar MotoCross. “Há riscos! Mas existem equipamentos adequados à prática do esporte, que minimizam a possibilidade de acidente”, opinou o empresário.
O Matheus Souza sabe perder? Perguntou o semanário. “Ele fica chateado quando perde e se questiona em que momento errou. Mas faz parte do crescimento. Por isso, é preciso saber perder”.
Segundo o empresário, os campeonatos paranaenses e brasileiros retornam em março de 2011. “Este ano foi muito positivo! Aliás, superou as nossas expectativas”, festejou o pai.
Desempenho
Pelo 3º ano consecutivo, Matheus Souza conquistou o título paranaense de motocross na categoria 65 cilindradas. O campeonato foi encerrado, no dia 28 de novembro, na etapa que aconteceu no município de Siqueira Campos. A performance do piloto foi praticamente irrepreensível com 7 vitórias em 8 provas disputadas. Ele subiu no ponto mais alto do pódio, nas etapas de Guarapuava, Boa Esperança, Bituruna, Imbituva, Santo Antônio do Sudoeste, Quedas do Iguaçu e Siqueira Campos, e foi 2º colocado em Ivaí. Ele fechou a competição com 197 pontos de 200 possíveis. O 2º colocado no geral teve 154 pontos.
Em 2011, Matheus Souza irá mudar de categoria e competirá na 85 cilindradas, em que o desafio será maior. Motos mais potentes e pilotos mais experientes com até 16 anos de idade. O objetivo traçado é disputar o título do campeonato paranaense e ficar entre os cinco primeiros no nacional, para que, em 2012, o foco seja a briga pelo campeonato brasileiro.
Este ano, Matheus Souza teve experiência no paranaense e no brasileiro das 85, ficou em 3º lugar no certame estadual, tendo como melhor resultado um 2º na prova de Quedas do Iguaçu.
Outro resultado expressivo conquistado pelo jovem piloto aconteceu na etapa de Foz do Iguaçu, onde chegou ao pódio na 85, sendo o primeiro piloto que disputa a 65 a conseguir ficar entre os melhores da categoria de cima no nacional.
A partir de fevereiro, Matheus Souza não enfrentará tantas dificuldades para o treino. A família adquiriu um terreno, onde irá construir uma pista própria para que o pequeno possa aprimorar as técnicas e as manobras. A família também conta com os serviços do técnico e preparador das motos, Niumar Graff, que é natural de São Miguel do Oeste/SC e reside em Ivaiporã, para fazer esse trabalho específico com Matheus.