quarta-feira, 6 de julho de 2011

Entrevista: Pablo de Oliveira, jogador da seleção inglesa de futsal

Em breve passagem por Ivaiporã, onde vivem seus avós e alguns outros familiares, o ivaiporãense Pablo de Oliveira, jogador da seleção inglesa de futebol de salão concedeu entrevista exclusiva ao jornal Paraná Centro.


Pablo de Oliveira nasceu e cresceu em Ivaiporã. Apesar de ter ido aos seis anos de idade para Curitiba onde deu os primeiros passos para ser jogador de futebol ao ingressar na Escolinha de Futsal do Clube Pinheiros, o jogador de 34 anos não esconde as origens e se diz orgulhoso por ser natural do Sapecado.

Com a carreira internacional consolidada, o atleta da seleção inglesa está em fase final de recuperação de uma cirurgia no joelho direito e espera retornar as quadras na terra da rainha no mês de agosto para a disputa da Taça Uefa, quando vai defender a equipe do Perth Saltires, da Escócia.

Para cumprir esse objetivo, o ivaiporãense recebeu convite do presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Aécio de Borba Vasconcelos, para usufruir de toda a estrutura física e médica da CBFS, em Fortaleza. Na capital cearense, Pablo passou alguns meses fazendo trabalho de reabilitação com cinco horas diárias de fisioterapia acompanhado de perto dos profissionais que trabalham com a seleção brasileira de futsal.

O jogador do Middlesbrough também está finalizando a 5ª edição de sua revista eletrônica Futsal Fever, que tem conteúdo trimestral e trata de assuntos relacionados ao futsal inglês.

Jornal Paraná Centro (JPC) Você pode nos fazer um breve histórico de sua carreira no futebol de salão?

Pablo de Oliveira Eu sou brasileiro nascido em Ivaiporã, tenho raízes aqui no Sapecado. Comecei jogando futebol de salão aos seis anos de idade no Clube Pinheiros, hoje Paraná Clube, depois das grandes fusões que foram feitas entre os clubes da capital paranaense. Tive grande crescimento futebolístico jogando ao lado do Ricardinho (ex-Paraná Clube e Corinthians), Tcheco (atualmente no Coritiba), Rodrigo Batata, então acredito que tive um berço bem forte, pois, naquela época era muito difícil se estabelecer e jogar com jogadores de muita qualidade. A partir daí, tive a oportunidade de migrar para o futebol de campo também no Paraná Clube, não obtive muito sucesso nos gramados e voltei ao futebol de salão, onde por volta de 1999, 2000 me transferi para o futsal italiano e fiquei por lá durante quatro temporadas atuando pelo Cagliari, Verona, inclusive o Bráulio ex-jogador do Londrina é meu primo e também jogou na Itália. Então eu já tenho um histórico familiar no esporte e graças a Deus minha ida para a Inglaterra em 2004 podemos dizer foi até acidental, mas ali tive a possibilidade de ser convocado para a seleção inglesa e sou o primeiro e único jogador brasileiro a integrar a seleção da Inglaterra.

JPC Quem são seus familiares aqui em Ivaiporã e qual a relação que você tem com eles?

Pablo Sem dúvidas, a família é muito especial, sempre que posso estou aqui no Sapecado, meu primo (Bráulio) mora na Itália e todo ano está por aqui e acredito que estar com a família é fundamental para recarregar nossa bateria, pois, graças ao apoio deles conseguimos suportar a distância e o sofrimento de estar longe. Em Ivaiporã tenho minha estrutura familiar com meus avós João Fiscal e Iolanda. Sou filho de Francisco de Oliveira e Odete Paiva, meu tio é o senhor Rubens de Oliveira, então estar aqui é a melhor coisa que pode acontecer. Saio daqui fortalecido para enfrentar as dificuldades de viver em um clima europeu e por vezes sem sol.

JPC Em 2010 você também esteve em Ivaiporã e na época tinha passado por seu primeiro processo cirúrgico. Como está o processo de recuperação e quando estará apto a jogar futsal novamente?

Pablo Eu tive uma lesão muito séria de menisco há aproximadamente 12 anos atrás, fiz uma operação com período de recuperação de três meses, mas pelo fato de atuar num esporte de muito impacto como é o futebol de salão, infelizmente essa lesão voltou e veio em uma hora errada onde eu estava integrado com o grupo da seleção inglesa e prestes a me tornar cidadão inglês e naquele momento eu estava me preparando em jogos amistosos. A lesão veio em um período em que seleção mais precisava de mim, que era nos jogos oficiais. Fiz uma cirurgia de cartilagem que demandou uma recuperação longa de 1 ano e 4 meses, agora há 2 meses atrás recebi o convite do presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos e do diretor de seleções Emir da Silva para fazer um tratamento de fisioterapia em Fortaleza que me deu condições de recuperação e minha previsão de voltar a trabalhar com bola no final de julho e retornar as quadras em agosto já visando integrar a seleção em outubro nas eliminatórias para o mundial da modalidade.

JPC Além das eliminatórias, em que outras competições você deve estar presente junto com a seleção da Inglaterra?

Pablo Segundo o calendário da Associação de Futebol da Inglaterra (FA) estipula datas para um retiro onde fazemos amistosos. No final de julho vamos nos reunir novamente para treinamento e em agosto temos um amistoso internacional agendado contra a Líbia, atual campeã africana. Antes da cirurgia eu estava disputando campeonatos da Liga Inglesa pelo meu clube, o Middlesbrough, mas meu foco é voltar bem para desenvolver o trabalho na seleção porque já recebi convites para jogar por clubes de fora do País e financeiramente é bem interessante, no entanto, minha prioridade mesmo é me firmar com a camisa da seleção inglesa.

JPC Até quando pretende jogar futebol de salão e quais projetos você tem após encerrar a carreira?

Pablo Essa é uma pergunta bem sapeca, infelizmente já estou com 34 anos, mas o futsal te possibilita muito tempo de vida, no entanto, meu projeto é encerrar a carreira daqui há 2 anos e já recebi propostas para estar na parte administrativa da seleção inglesa. Como o Brasil é um celeiro de grandes jogadores, meu planejamento é fazer essa ponte entre Brasil e a Europa, a fim de exportar atletas para a Europa, Ásia, África, que estão crescendo muito nesse esporte.

JPC Qual mensagem deixa aos fãs da região central?

Pablo Muito obrigado a todos pelo apoio. Agradeço ao diretor do jornal Paraná Centro, Miguel Amaral. Gostaria de dizer aos leitores que possivelmente vamos organizar em breve um amistoso com estrelas da seleção brasileira de futsal. Esse evento estava programado para acontecer em julho, mas como meu retorno às quadras foi adiado, nós entendemos que era melhor procrastinar para uma outra data. Estejam atentos ao jornal porque em breve vamos trazer este grande evento para o Vale do Ivaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário