segunda-feira, 22 de março de 2010
Jogador ivaiporãense se destaca na seleção inglesa de futsal
O ivaiporãense Pablo Vinícius Gasparim Paiva de Oliveira, 32 anos, único atleta brasileiro a ser convocado para integrar a seleção inglesa de futsal, está em Ivaiporã onde vai passar uma curta temporada se recuperando de uma cirurgia na cartilagem do menisco.
Pablo é primo do jogador de futebol Bráulio que defendeu a equipe profissional do Londrina Esporte Clube na década de 90 e atualmente joga na quarta divisão do futebol italiano.
Nascido e criado em solo ivaiporãense, Pablo começou a carreira no Paraná Clube Futsal, depois atuou no AABB Futsal e no Foz do Iguaçu EC. Depois, começou a carreira internacional, jogando no Douglas Haig de Pergamino da Argentina. Na seqüência, despertou o interesse do futsal europeu, indo jogar na Itália, onde atuou no Quartu Duemilla Cagliari Futsal da Sardegna, no Palextra Fano Futsal de Fano e no Ischia Futsal da cidade de Napoli/Itália.
Há sete anos, o jogador mudou-se para a Inglaterra, onde jogou no Eton Windsor Twon, Kickers Futsal, Ipswich Wolves Futsal, Helvécia Futsal, onde foi bicampeão da Liga Inglesa e esse ano transferiu-se para o norte do país para defender a equipe do Middlesbrough.
Entretanto, a curiosidade é que Pablo iniciou sua trajetória na terra da rainha no futebol de campo. Porém, era pouco aproveitado e decidiu voltar ao futsal. Com tantos anos vivendo na Inglaterra, Pablo fixou residência, conheceu a esposa Ariane Janete Diniz, naturalizou-se britânico há 1 ano e falou com orgulho do fato de ser um dos pioneiros da modalidade e acompanhar o crescimento do esporte no país.
Seu histórico de boas atuações chamou a atenção do técnico Peter Sturgess, que dirige a seleção inglesa e foi responsável pela primeira convocação do ivaiporãense. No entanto, o jogador está disputando apenas amistosos com a camisa da seleção, porque ainda não possui o passaporte inglês. Ele acredita que no mês de agosto, data prevista para seu retorno as quadras, já poderá jogar partidas oficiais pela seleção. “A Inglaterra é um país com bastante suporte onde o futebol de salão vai ter uma das maiores ligas da Europa em pouco tempo. Estou muito feliz e honrado de jogar pela seleção inglesa porque no país é difícil a comunidade britânica abrir portas para jogador de fora”, afirmou Pablo.
De acordo com o atleta, seu maior desafio junto ao treinador Peter Sturgess é fortalecer a modalidade na terra da rainha através de intercâmbios, palestras e workshops para abrir os horizontes dos técnicos ingleses. Pablo acredita que na evolução do futsal inglês a medida que a seleção se fortalecer. Para isso, o jogador traça planos ousados a curto prazo como classificar a seleção do país para o próximo Campeonato Europeu e Mundial, além de enfrentar a seleção brasileira do craque Falcão em agosto de 2011.
Questionado sobre a morte do jogador Robson durante uma partida em Guarapuava, Pablo disse que o assunto quase não repercutiu no país, pois, a modalidade em território inglês ainda é pouco reconhecida pela mídia e que os ingleses se preocupam demais com condições de estrutura e segurança no esporte.
O ivaiporãense ressaltou que a Inglaterra é um país de futuro no futsal e com mercado emergente para novos atletas que queiram realizar um trabalho de inovação ao esporte britânico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário