A festa de abertura da fase final dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), em Campo Mourão, será nesta sexta-feira (7/10), às 20 horas, na Praça São José, no centro da cidade. “Será um cerimonial para marcar a edição Jubileu de Prata da competição”, garante o diretor geral da Fundação de Esporte de Campo Mourão (Fecam), Ricardo Echelmeier. Segundo os organizadores da Secretaria de Esporte do Paraná, além dos rituais como o desfile das delegações, execução de hinos, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, haverá shows artístico e pirotécnico. “A expectativa é que tenhamos uma abertura fantástica, um show muito bom”, espera o secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, que estará despachando em Campo Mourão durante a competição.
Já os confrontos envolvendo as 532 equipes de 106 municípios começam na manhã deste sábado (8/10) e vão até o dia 16. São aproximadamente cinco mil atletas (seis mil com técnicos, árbitros e dirigentes) disputando 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As modalidades coletivas são em duas divisões, A e B, menos o vôlei de praia, só na “A”. E as disputas são para os dois sexos, as exceções do futebol, apenas no masculino, e a ginástica rítmica, no feminino.
“É uma competição entre seleções municipais, com os melhores atletas paranaenses com até 18 anos de idade. São atletas que no futuro estarão em jogos mundiais e olimpíadas representando o Paraná. Então a expectativa é muito grande, a melhor possível. Temos o apoio forte da cidade de Campo Mourão, da equipe técnica, de secretários municipais de esportes principalmente, e do Conselho de Educação Física. Esse conjunto todo nos dá a certeza de um resultado muito bom”, avalia Evandro Roman.
Outro diferencial na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná será o televisionamento ao vivo pela E-Paraná de jogos das modalidades coletivas, principalmente de futsal e handebol. Diariamente também serão transmitidos boletins sobre o andamento da competição, com o patrocínio da Renault, montadora francesa de automóveis em São José dos Pinhais. “Tivemos aí o apoio do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. Nós temos que sair da mesmice, temos que buscar parceria com empresas”, defende Evandro.
Seletiva
Das 532 equipes que estarão disputando a fase final dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná, 83 delas passaram pela fase regional, em agosto, em oito sedes. Foi uma espécie de seletiva em que outras 720 equipes ficaram no caminho nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.
Disputaram a fase regional apenas equipes da Divisão B nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, e do xadrez da Divisão A. Participaram mais de 10 mil atletas formando 803 equipes de 241 municípios, nas oito sedes. As equipes de Campo Mourão que integram a Divisão B nas modalidades coletivas e do xadrez tiveram classificação automática.
Entraram diretamente na fase final, sem disputar a fase regional, também as equipes pré-classificadas das modalidades coletivas da Divisão A e de todas as modalidades individuais, menos do xadrez. Essa última passou por uma seletiva na fase regional.
texto Diego Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário